PUBLICIDADE
Mundo
Culto metodista a Mandela reúne 4,5 mil convidados em Qunu

15-12-2013 - No seio do vilarejo de Qunu, a 900 quilômetros de Joanesburgo, nas terras onde familiares do ex-presidente Nelson Mandela estão sepultados, um culto metodista deu início às últimas despedidas ao líder. O bispo metodista local conduz as orações desde as 8h (4h, em Brasília) embaixo de uma cúpula montada próxima à casa de Mandela, com 4,5 mil convidados e familiares. Há autoridades e celebridades presentes, como o Príncipe Charles, o Príncipe Albert, de Mônaco, o ex-primeiro-ministro da França Lionel Jospin, e a apresentadora e atriz americana Oprah Winfrey.

A estrutura foi decorada com 95 velas, que representam os anos que ele permaneceu na terra, além de flores e um grande painel com a foto de Mandela de uma paisagem africana. 
Na abertura, o hino nacional sul-africano, uma mistura da canção Nkosi Sikelel' iAfrika , ícone do período do apartheid e do hino adotado até 1994, ano da eleição de Mandela, cantado em africâner e inglês.

Ao meio-dia, Nelson Mandela será enterrado próximo dali, ao lado de membros da família. Apenas 450 pessoas acompanharão a cerimônia tradicional da comunidade AbaThembu, de língua xhosa.

Mandela era casado com Graça Machael, e tem deixa três filhas, 18 netos e 12 bisnetos.
O representante da família, Ngangomhlaba Matanzima, fez um discurso em xhosa, usando trajes tradicionais, um manto feito com pele de animais nos ombros, que indica a posição de chefe na hierarquia tribal que exerce.

Tributos estão sendo feitos pelos amigo Ahmed Kathrada, que dividiu os anos de prisão em Robben Island com Mandela. Kathrada ficou preso durante 26 anos, e Mandela 27, e foi apresentado como o homem que recebeu um "desconto de um ano" de cárcere.

Como eu desejei que não tivesse confrontado o que eu passei — disse Kathrada, que contou ter conhecido o amigo 67 anos atrás.

Também farão homenagens o presidente Jacob Zuma, por outros líderes políticos e neta Nandi Mandela.
Presidente Jacob Zuma foi um dos últimos a discursar.

Não devemos dizer adeus, ele viverá para sempre no nosso coração e mentes — declarou, alternando inglês e zulu.

Faltando cinco minutos para meio-dia (8h, em Brasília), o caixão foi retirado do local por oito oficiais, entre eles três brancos, com música de orações e conduzido até o carro que o levou por alguns metros, até o local seputalmento, seguido por um cortejo.


PUBLICIDADE
De: veramelo
Para: giroda galera
Msg: o giro da galera sempre fazendo o melhor trabalho,parabéns
De: LUIS FERNANDO ALVES DA SILVA
Para: GIRO DA GALERA
Msg: Parabéns pessoal do GIRO pela cobertura do V Encontro da Família Sampaio de Oliveira. Vocês sempre com aquela competência que já é marca registrada do GIRO!!
De: Débora Machado
Para: Giro da galera
Msg: Amei as fotos da minha formatura!!! Simplesmente dez!!! Parabéns Lucas e Giro! Bjss
Enviar Recado
Ver Mais
PUBLICIDADE
© 2011 - Privacidade
www.girodagalera.com.br - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: 2S Comunicação

Acessos: 3482752   |   Online: 10
7w62gslkglr 1bb5