PUBLICIDADE
Saúde
Estado supera a marca de mil profissionais do Mais Médicos

18-04-2014 - Com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do governador Tarso Genro e da secretária de Estado da Saúde, Sandra Fagundes, a solenidade de encerramento da semana de acolhimento do quarto ciclo do programa Mais Médicos apresentou 422 novos profissionais que atuarão em 207 municípios do Rio Grande do Sul. Com estes, o número de médicos do programa no Estado chega a 1.065, em benefício de uma população estimada em 3,7 milhões de gaúchos e gaúchas em 378 cidades.

O ministro da Saúde parabenizou o Governo do Rio Grande do Sul, que vem recuperando o compromisso histórico de investir os 12% na saúde. "O Rio Grande do Sul é um exemplo para o país. O Mais Médicos representa a segunda mudança mais importante na saúde do Brasil. A primeira foi em 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Graças ao Mais Médicos, a população brasileira está tendo seus direitos constitucionais garantidos e atendidos", afirmou Arthur Chioro.

Para o governador Tarso Genro, a importância profissional e a militância em saúde pública são méritos do programa. "Prefeitos e governadores estão dedicados a recuperar as funções públicas do Estado, e a saúde é uma das principais. O Mais Médicos é uma política fundamental para o nosso povo. Queremos acolher todos com carinho, olho no olho e uma convivência comunitária", disse.


A secretária da Saúde, Sandra Fagundes, lembrou que o RS é o Estado com mais investimento em Atenção Básica do país. “Construímos isso com ampliação dos incentivos para a Estratégia de Saúde da Família, a criação do Piso Estadual da Atenção Básica e o foco no trabalho com as populações mais vulneráveis", declarou. Entre incentivos para as equipes, estrutura e material, o Governo do Estado deve repassar R$ 320 milhões aos municípios em 2014, um valor inédito para o setor.

Quinto ciclo vai superar a meta

Durante a cerimônia, o ministro Arthur Chioro destacou a realização de um quinto ciclo do programa em todo o país. "É com muita satisfação que conseguimos atingir 100% da meta do Mais Médicos em todo o país com a conclusão do quarto ciclo do programa, que chega a 13.235 profissionais. A presidenta Dilma Rousseff aprovou a realização de mais um ciclo, de superação da meta, voltado para municípios que não haviam aderido ou que solicitaram mais profissionais", informou. Com o quinto ciclo o número de médicos do programa no país deve chegar a mais de 14 mil. A previsão é que o Rio Grande do Sul receba mais oito profissionais na última etapa, somando 1.073 médicos em 379 municípios ao final.

Mais de 30% da população gaúcha beneficiada

Os mais de mil médicos do programa no Estado representam um impacto de atendimento de 3,7 milhões de pessoas que residem em municípios ou localidades que antes tinham dificuldade de implantar equipes de Saúde da Família, por falta de profissionais médicos. Isso significa que mais de 30% da população gaúcha passa a ter acesso ao cuidado mais próximo de suas casas, o que favorece o diagnóstico precoce, a prevenção do agravamento de doenças e a promoção de saúde.

Lançado em julho de 2013 pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.


PUBLICIDADE
De: veramelo
Para: giroda galera
Msg: o giro da galera sempre fazendo o melhor trabalho,parabéns
De: LUIS FERNANDO ALVES DA SILVA
Para: GIRO DA GALERA
Msg: Parabéns pessoal do GIRO pela cobertura do V Encontro da Família Sampaio de Oliveira. Vocês sempre com aquela competência que já é marca registrada do GIRO!!
De: Débora Machado
Para: Giro da galera
Msg: Amei as fotos da minha formatura!!! Simplesmente dez!!! Parabéns Lucas e Giro! Bjss
Enviar Recado
Ver Mais
PUBLICIDADE
© 2011 - Privacidade
www.girodagalera.com.br - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: 2S Comunicação

Acessos: 3482740   |   Online: 11
7w62gslkglr 1bb5